A pele é o maior órgão do corpo humano, recobrindo cerca de 7500 cm² do corpo de um adulto. Nossa pele é responsável por proteger nosso corpo contra atritos, organismos que invadem nosso corpo e podem causar doenças, perda de água além de atuar na regulação da temperatura do nosso corpo.

Na nossa pele, temos uma estrutura com 2 camadas diferentes, sendo elas a Derme e a Epiderme.
A epiderme é a camada mais externa e é formada por tecido epitelial. Dentro da Epiderme temos mais 5 camadas, sendo elas: estrato córneo, estrato lúcido, estrato granuloso, estrato espinhoso e estrato germinativo.

A camada mais externa é o estrato córneo, que é formado por células mortas que são ricas em queratina. As células são bem achatadas, nos lembra escamas. Essa camada funciona como uma barreira protetora contra os organismos que causam as doenças e contra agentes químicos. A espessura pode variar, podendo ser maior nas mãos e nos pés, que são regiões do corpo que sofrem mais atrito. É importante lembrar que o estrato córneo está em constante descamação.
O estrato lúcido está localizado abaixo do estrato córneo, porém, só conseguimos visualizá-lo em regiões onde a pele é mais grossa. As células são mortas, transparentes e anucleadas.
No estrato granuloso, as células são achatadinhas e possuem grânulos de queratohialina. As terminações nervosas chegam até esse estrato.
Chegando no estrato espinhoso, encontramos células que estão ligadas através de desmossomos, dessa forma dando resistência ao tecido e um aspecto espinhoso.
Logo após, temos o estrato germinativo, ele é conhecido também como camada basal, possui células-tronco da epiderme e é a camada mais profunda. Esse estrato forma as células que dão origem a todas as camadas superiores. As células formadas no estrato germinativo, vão sendo “empurradas” para as camadas acima, sofrendo mudanças morfológicas e nucleares.
É nesse estrato que estão armazenados os nossos melanócitos, que são as células responsáveis pela produção da Melanina. Nossa Melanina é responsável pela cor da nossa pele. Ou seja, uma pessoa negra possui mais melanócitos ativos que uma pessoa de pele branca.

Depois da epiderme, encontramos a Derme. Ela é formada por tecido conjuntivo e nela encontramos os nervos, vasos sanguíneos e linfáticos, folículos pilosos e as glândulas sudoríparas. A Derme também é dividida em mais 2 duas camadas, sendo elas: a camada papilar e a camada reticular. A camada papilar, fica logo abaixo da epiderme, possui elevações que encaixam na epiderme. Já a camada reticular é a camada mais espessa e é constituída por tecido conjuntivo mais denso.
Abaixo da derme, encontramos o tecido subcutâneo, também conhecido como tecido adiposo. Esse tecido não faz parte da pele, mas representa a região que faz a união da pele com outros órgãos.
Por fim, temos algumas estruturas que são associadas à pele, como por exemplo: pelos, unhas, glândulas sebáceas e sudoríparas.

Texto inspirado na Vanessa dos Santos Graduada em Biologia
Site: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/pele.htm
Por Nicole Heise Gonçalves Caldeira
Graduanda em Estética e Cosmética